Facebook

A depressão de um trabalhador enganado...

O engano que causou depressão



Imaginem um homem que trabalhou mais de vinte e dois anos para um banco, o Millennium BCP. Esse homem, durante todo esse tempo, não mediu esforços para cumprir suas funções, e ainda mais. 22 anos! 22 anos não são 22 dias...
Nesse período, esse homem fez horas extras, trabalhando até tarde da noite várias vezes. Passou a virada do século trabalhando para esse banco enquanto a maioria das pessoas festejam...
Devido ao seu empenho, enquanto exercia atividade nos serviços internos desse banco foi promovido algumas vezes, até chegar a chefe de secção.

Sua recompensa?

Uma proposta, mais precisamente uma promessa, para deixar os serviços internos, onde era chefe, e ir para a área comercial onde teria novas oportunidades de crescimento... Isso nunca aconteceu, ou seja, a promessa jamais foi cumprida!
Um pouco disso, podemos ver através de um vídeo, feito pelo próprio Millennium BCP, denominado "Jornal do Millennium" e em poder desse trabalhador. Nesse vídeo, esse homem trabalhador, que era um exemplo de funcionário, é utilizado como um funcionário que inova num projeto novo e que seria ótimo para ambas as partes. 
Tudo que foi prometido foi esquecido, esse funcionário passou de chefe à caixa de balcão. Humilhante? Para o Millennium um incômodo, para esse homem, dedicado à sua profissão, uma tortura.
Sentindo-se torturado, humilhado, enganado, indesejado e limitado, para esse trabalhador, a depressão foi inevitável. Os remédios são muitos e, como todo remédio para depressão, transformadores de humor e de postura. A dor é meio atenuada pelos efeitos dos medicamentos, mas a humilhação diária não permite a cura.
O tratamento segue, dura anos, a depressão não é curada, pois a rotina de caixa de balcão, a frustração de uma promessa não cumprida insistem em atormentá-lo... Esse trabalhador, então, na sua fraqueza, acomoda-se à rotina dos medicamentos que o entorpecem para aguentar o dia-a-dia no trabalho. Assim, os anos seguem...

Por que o Millennium BCP não cumpriu sua promessa com esse trabalhador?

O que deu errado? Eu não sei!
O fato é que assisti a uma parte do sofrimento desse homem. Vi sua angústia por exercer uma função inferior a que lhe tinham prometido, vi sua frustração por ter que se submeter, pois sua impotência não lhe permitia fazer nada, a não ser reclamar o que lhe fora prometido. E ele reclamava!
Certamente, suas reivindicações tornaram-se indesejadas e trouxeram-lhe alguns inimigos (esse é o meu ponto vista), tornando sua presença no banco cada vez menos desejada...

Assédio Moral que causou depressão

Todos nós sabemos que o assédio moral está na moda. Muitas são as empresas que se utilizam dessa "arma" para afastarem os funcionários indesejados. Esse trabalhador do Millennium BCP não ficou isento desse "tratamento", tanto que toda a pressão e humilhação sofrida dentro desse banco deram origem a uma depressão crônica, que para o Millennium BCP não é nada.
O assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções (Wikipédia). 
Se não havia dúvida antes, depois de ler alguns textos sobre esse tema, tenho certeza que esse homem foi vítima de assédio moral. Mas, e a justiça?


 

Onde está a justiça do trabalho que tem a obrigação de defender os trabalhadores? Por que as leis não são executadas?
A meu ver, parece bastante ocupada com as grandes empresas...

Conclusão

Na minha opinião, o assédio que esse trabalhador sofreu ao longo de anos é o único culpado por sua depressão. A depressão é a maior culpada pela queda desse trabalhador, pois foi essa doença que lhe deu a instabilidade diante desse banco, permitindo, assim, que não se apercebesse que era alvo de uma armadilha...
Essa depressão é colocada em causa pelo Millennium BCP porque convém-lhe se livrar desse funcionário, que, afinal, recebe salário de chefe, mas exerce função de caixa de balcão.
Importa salientar que durante anos o Millennium BCP aceitou a doença, mas agora, e somente agora, diz que o trabalhador não está doente.
Talvez, porque esse trabalhador já não seja mais necessário e muito menos querido na empresa, alguém resolveu se livrar dele a qualquer custo... Eu, sem saber e sem querer, contribuí com o Millennium BCP para isso, pois este se utiliza dos meus dados bancários para atingir esse homem, que hoje é meu marido.
É verdade que os argumentos do Millennium BCP são fracos e fáceis de derrubar, bastando para isso um exame grafológico e as imagens de segurança do banco. Contudo, ninguém quer saber de fazer exame grafológico e o Millennium BCP destruiu as imagens de segurança... E a depressão crônica causada por assédio moral? Ah, essa foi ignorada completamente!
Ah! Um acontecimento importantíssimo: a médica psiquiatra, que acompanha esse homem há anos, faltou à audiência no Tribunal do Trabalho... Curiosamente, o representante do Millennium BCP no Tribunal afirmou que "médicos psiquiatras fazem aquilo que lhes pagam para fazer"...
O que mais me indigna é esse funcionário ter sido despedido quando estava de baixa médica, sem carta de despedimento, por justa causa, e o juiz considerar CORRETO.
Socorro!



Precisamos que a Justiça aja com imparcialidade para que a verdade apareça.

É tão pouco o que pedimos: Uma Justiça justa!


A injustiça que sofremos hoje pode ser a mesma que você sofrerá amanhã, se não fizermos nada para mudar isso...




3 comentários:

  1. Olá amiga Meire Souza Lara, ouvi seu grito, lá no indignei-me, grupo que criei para ouvir os gritos de indignação humana...é preciso denunciar estes crimes contra a humanidade, ainda que seja contra um homem só...sou solidário...abraço fraterno do jrg

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amigo, pela solidariedade e pela visita! Apesar de tudo, enquanto houver palavras, continuaremos gritando, porque acreditamos que lutar é o caminho...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Meire Souza Lara, ouvi seu grito e fiquei extremamente triste. Minha filha está passando pela mesma situação no trabalho. Ela se encontra de licença médica e eu não sei mais o que fazer. Passou em 1º lugar em um concurso e está prestes a desistir de tudo por causa de assédio moral. É perseguida pela Coordenação o tempo todo. Eles perseguem os funcionários até chegar ao ponto deles não terem com dições psicológicas para trabalharem.

    ResponderExcluir