Facebook

O Millennium BCP nunca me chamou ao banco para conversar, mas chamou-me ao Tribunal do Trabalho para... para que mesmo?


Como cliente, fui intimada para depor no Tribunal do trabalho de Lisboa como testemunha do Banco Millennium BCP. Sim! O mesmo banco, onde mantive uma conta à ordem e apliquei minhas economias por 4 anos, nomeou-me como testemunha em um processo trabalhista contra meu marido, funcionário na referida instituição há mais de 20 anos.
Apenas para esclarecimento, quero lembrar que abri a conta no Millennium BCP em 27 de março de 2009 e apenas em 27 de março de 2011 que me casei com o funcionário do Millennium. Ou seja, não abri conta porque me casei, pois eu já era cliente! E tal como era antes do casamento, continuei a ser cliente...

Eu, acreditando que seria apenas para esclarecer que realmente pedi ao meu marido que descontasse-me alguns cheques, não hesitei em depor, apesar de como esposa ter o direito de não falar.
Mal eu sabia que o Banco Millennium BCP, durante a audiência do Tribunal do Trabalho de Lisboa, entre outras coisas colocaria em causa a origem das minhas economias. Nunca imaginei que o seu representante declararia em alto e bom tom, nesse mesmo TT, e perante diversas testemunhas, dentre as quais se inclui o próprio Juiz,   que o dinheiro que economizei, e juntei mês a mês, deveria ser investigado. Foi isso mesmo que aconteceu!
As tais economias, que são as mesmas que sobravam do mesmo salário que eu recebi através dessa instituição durante quatro anos, precisam ser investigadas, já que que o Millennium BCP, que se serviu dos meus extratos bancários, tanto que constam nos autos do processo, não prestou atenção à evolução da minha poupança, o que seria muito simples, pois o salário entrava e o que sobrava ia se acumulando na conta.
Quando eu tinha uma quantia razoável na conta à ordem, alguém do Millennium BCP telefonava-me para me convencer a aplicá-la. Contudo, e apesar de as chamadas serem gravadas, o Millennium BCP não sabe disso. Tanto não sabe que me chama no tribunal do Trabalho para dizer a mim e a todos os presentes que a origem de minhas economias precisam ser investigadas.

Por que o Millennium sugere que minhas economias precisam ser investigadas, se a única conta bancária que eu tinha estava no próprio Millennium BCP?
Pode um banco levantar uma suspeita assim sobre uma cliente, e justamente num local onde não se pode responder?
Parece que no jogo que o Millennium BCP joga, pode tudo....
Para um banco que não tem problemas em usar meus dados bancários, verificar um histórico de quatro anos seria muito mais simples, principalmente porque esse histórico está em seu poder, mas, talvez, não seja ético... (ou seria conveniente?)
Como se isso não bastasse, o representante do Millennium BCP, ainda disse que eu, como brasileira, não poderia ter conhecimentos bancários. Portanto eu só poderia estar mentindo...
Isso não é preconceito racial?
Eu me senti discriminada, humilhada, injustiçada e muito impotente. Pois tudo isso foi me dito no Tribunal, ou seja, onde eu só poderia ouvir e mais nada.
É justo isso? O banco que eu confiei desconfiar de mim, nunca conversar comigo e me chamar como testemunha para me humilhar, para insinuar que minto e declarar que minhas economias precisam ser investigadas?
Tudo parece ter sido tão ardilosamente planejado para denegrir-me, questionando sobre mim, uma simples cliente, num momento que eu não pudesse falar.
Por isso estou escrevendo, porque não me deixaram falar...

5 comentários:

  1. esse comentario xenofobo em tribunal nao mereçe uma queixa na ordem dos advogados ? ao q me parece ele deve constar nas actas logo pode ser utilizado como prova ... e a historia tb me parece q daria uma boa reportagem na tv . Um gde abraço ao Artur e nao desistam !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Jaime! Obrigada pelas palavras! Realmente, é assim que me sinto, discriminada. Acredito que o Millennium BCP planejou denegrir a minha conduta para derrubar o Artur.
      Não vamos desistir, pois Deus está conosco e não vai permitir tamanha injustiça...

      Excluir
  2. Infelizmente como eu a compreendo. E infelizmente tambem estamos num mundo onde a justiça é uma enorme fraude para enganar o povo que tem que se subjugar e escravizar ao capitalismo, e é por eles saberem disso que nos subjugam com uma violencia psicologica do mais imoral que possa existir. A nós cidadãos sem voz perante este capitalismo que tem a benção dos politicos, resta lutarmos com as poucas armas que temos e tentarmos derrubar este sistema instituido que tem unicamente o objectivo de sermos os servos e escravos desta elite que nos impoe as suas leis, que foram feitas para os defenderem de nós. Enquanto o povo não acordar e lutar com as pocas armas que tem, esta violencia contra as pessoas vai continuar... por isso dou-lhe um conselho lute sem numca desmarecer, mas lute inteligentemente como acredito que é. Junte-se a algum grupo ou movimento porque juntos teremos mais força. Posso-lhe aqui indicar varios grupos que existem de entreajuda e de luta contra as injustiças mas vou unicamente pedir que leia as intenções deste movimento que se está a espandir actualmente, e que é o que actualmente eu tou a apostar para que surja alguma mudança no actual panorama que é injusto com o povo. -que se lixe votar- facebook-
    https://www.facebook.com/bookmarks/groups#!/groups/queselixevotar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, RYKY! Agradeço o seu comentário e fico satisfeita por acreditar que há pessoas que lutam contra as injustiças unindo forças. Eu confesso que ando meio desacreditada de muita coisa... Mas, como não tenho intenção de desistir, já pedi para entrar no grupo que me indicou, fui aceita, porém não interagi com o grupo ainda.

      Volte sempre!
      Beijinho.

      Excluir
  3. Meire S COMO EU SEI COMPREENDEr DIGO QUE SOU PORTUGUES DE CORAÇÃO BRASILEIRO
    AS HUMILHAÇOES QUE BANCOS NESTE CASO C.G.DEPOSITOS ME FEZ PARA TENTAR POR TODOS OS MEIOS QUE EU NAO FOSSE REMBOLSADO DO IRS POIS POR DESCONHECIMENTO DEI COMO CONTA BANCARIA DE REEEMBOLSO O NUMERO DE CONTA BANCARIA QUE TINHA ENQUANTO SOLTEIRO AS FINANÇAS NAO ME REEMBOLSAVAM PORQUE NAO CONSTAVA O NOME DA MINHA ESPOSA, TB JA NAO PODIA DAR OUTRA CONTA BANCARIA NAO CONSIGO IMAGINAR OS PRECONCEITOS QUE AS FUNCIONARIAS DA CAIXA INVENTARAM PARA IMPEDIR QUE EU ADICIONASSE MINHA ESPOSA NA CONTA BANCARIA'''' CERTIDAO DE ASAMENTO AUTORIZAÇÃO DE RESIDENCIA NUMERO DE CONTRIBUINTE PASSAPORTE EM DIA ERAM OS DOCUMENTOS LEGAIS DEPOIS DE VARIAS TENTATIVAS DE FALAR COM A GERENCIA PEDIR O LIVRO DE RECLAMAÇOES APRESENTAR A CARTA DAS FINANÇAS A INDICAR UE AQUELE REEMBOLSO ERA RESPEITANTE A MIM E A MINHA ESPOSA PARA REEMBOLSAR NA CONTA TB TINHA QUE ESTAR NO NOME DOS 2 TITULARES ENFIM PREPOTENCIA DOS BANCOS COM O CIDADÃO AINDA HA POUCO TEMPO UM EMPRESARIO QUE IA PARA LEVANTAR UM CHEQUE O GERENTE DE UM BALCAO NAO LHE QUIS PAGAR O CHEQUE PORQUE O SR NAO ESTAVA DEVIDANENTE VESTIDO FOI CHAMADA A POLICIA E A COMUNICAÇÃO SOCIAL
    RECORDA-SE'
    NAO DESISTA DIVULGUE NO "GRUPO DO SEIXAL" ORGULHO EMIGRANTE BRASILEIRO
    MAS A MINHA HISTORIA E MAIS VASTA COM A PROPRIA FAMILIA MINISTERIO DA SAUDE ENFIM...
    TEMOS RACISMO GENTE SEM CARATER MAS FELIZMENTE SOMOS MUITO MAIS GENTE BOA HUMILDE E SOLIDARIA
    AO DISPOR JOSE CAMARGO

    ResponderExcluir