Facebook

A forma de tratamento é importante? Não seria preconceito tratar pessoas semelhantes de formas diferentes?



Em Portugal, os licenciados, formalmente são tratados por "doutor", e muitos exigem que assim seja, o que acredito ser uma questão cultural. Nesses 12 anos que vivo aqui, já presenciei muitas cenas relacionadas a esse tema, inclusive em encontros de Linguística na minha universidade e em outras. Ainda, é possível ver que há pessoas que fazem questão de serem chamadas por " Senhor Engenheiro", "Senhora Enfermeira", e assim por diante, mas os verdadeiros doutores (os que fizeram doutorado), pelo menos os que eu conheço, preferem "Professor Doutor".

Mas, e o Millennium BCP, como trata seus clientes licenciados?

Eu não sei, mas sei como fizeram questão de me tratar perante o Tribunal do Trabalho, tanto por escrito como presencialmente.
Se tratassem todos iguais, não me sentiria ofendida, porque a forma de tratamento, não significa muito para mim, mas a partir do momento que se referem aos outros licenciados como "doutor" e "doutora", sinto-me profundamente ofendida e discriminada.
A lista das testemunhas emitidas pelo Millennium BCP consta de 10 pessoas, cujos nomes estão precedidos por "Doutor", no caso dos licenciados, e por "Senhor", no caso dos não-licenciados.
Isso vale para todos os contidos na lista?
A meu ver, não! Eu sou licenciada, possuo o título de mestre e estou terminando meu doutoramento...
Importa referir que as minhas habilitações literárias constam no registro do banco desde o dia que abri a conta na respectiva instituição, e mais, constam atualizadas no registro de funcionário do meu marido.
Não obstante, qual foi a forma de tratamento dirigida a mim? "Dona", "Senhora" ou simplesmente "Meire". Mas, sempre que o nome de outro licenciado era referido, a forma de tratamento era "doutor" ou "doutora".
Sem contar que se esqueceram que tenho profissão, pois referem-se a mim como "estudante" apenas.
Como se chama esse tipo de tratamento?
Seja lá qual for o nome que se dê, esse tipo de tratamento "diferenciado" causa dor, tristeza, angústia, revolta e uma enorme impotência, pelo menos, em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário