Facebook

Assédio Moral, uma arma na mão das empresas

Quero abordar um tema que não domino, mas que tem tirado um pouco a minha paz, que é assédio moral. Para tal vou me ancorar em algumas fontes, porque eu acredito que podemos sempre adquirir novos conhecimentos, sejam eles bancários, trabalhistas, legisladores, etc. do país onde nascemos, ou de onde vivemos ou mesmo do mundo. Afinal, somos todos cidadãos do mesmo mundo...
O importante não é saber tudo, o que seria impossível, mas sim saber que as ferramentas existem e que podemos utilizá-las.
 A pesquisa, a busca pelo conhecimento é de grande importância quando queremos realmente aprender algo. E neste momento, eu quero entender "assédio moral" e partilhar minhas inquietações acerca do assunto. É claro que não será uma busca exaustiva, mas sintética o suficiente para refletir sobre o tema...

E o que é assédio moral no trabalho?


Se é assim, rebaixar um funcionário de cargo, humilha-lo e induzi-lo ao estresse, seria assédio moral!
Mas, a justiça não vê?
A justiça vê, mas se o próprio funcionário, com medo de perder o emprego, submete-se e não denuncia...
Esse funcionário sofre depressão e continua a trabalhar, faz-se de forte, quer agradar a empresa, quer ser reconhecido, e acredita que será, que é só uma questão de tempo... ou seja, o próprio funcionário, movido pelo desejo de que as promessas que lhe foram feitas sejam cumpridas, vai dando munição para a empresa o exterminar. E a empresa, sem nenhuma piedade, "atira para matá-lo"
Portanto, um funcionário que durante anos foi humilhado com o intuito de abrisse mão de seu trabalho, SOFREU ASSÉDIO MORAL!
O funcionário que não abriu mão de seu emprego, apesar da humilhação, e ficou doente de depressão, SOFREU ASSÉDIO MORAL!
O funcionário que foi vítima de armações para caracterizar justa causa, porque não abriu mão de seu emprego, até ser despedido injustamente, SOFREU ASSÉDIO MORAL!
 

O que diz a lei portuguesa sobre assédio moral?



Assédio moral é uma conduta que afeta a dignidade da pessoa ao tornar o trabalho humilhante e degradante.
Humilhante e degradante!

Consequência de assédio moral para o trabalhador

Humilhação silenciosa e degradação leva o trabalhador a depressão, que por sua vez, torna-o instável e, por vezes, incapaz de perceber que o mal que lhe fazem aumenta dia-a-dia. Assim, sem se dar conta, o trabalhador, acaba por ser alvo de ciladas de empresas mal intencionadas...
 

Consequência de assédio moral para a empresa?

Isso é que estamos tentando descobrir...

Até lá, DENUNCIE! 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário