Facebook

É possível um banco não ter conhecimento da diferença entre rubrica e assinatura?

Essa é a pergunta que me faço muitas vezes, pois por demonstrarem falta de conhecimento semântico acerca do termo "rubrica", vi-me ultrajada diante do Tribunal do Trabalho, onde eu deveria ser apenas uma testemunha.

A diferença entre rubrica e assinatura

 

Este deveria ser um tema para um blog de língua portuguesa ou afim, eu sei, mas eu não poderia deixar de relatar como o Millennium BCP se faz de desentendido para ofender-me e colocar em causa a minha dignidade, simplesmente porque lhe parece favorável. 

Como pode um banco não entender a diferença entre rubrica e assinatura?

Ora pedem para assinar, ora para rubricar sem saber o que pedem? Sinceramente, não sei, mas alguém poderia perguntar-lhes...
Sem entender essa diferença, o que é no mínimo estranho, o Millennium BCP utiliza-se de cópias de cheques meus, que foram assinados na frente (como imagino que deva ser) e rubricados no verso, para se beneficiar em um processo trabalhista. O banco alega diferença de assinaturas, sendo que não se trata de assinaturas, mas de assinaturas e rubricas.

Minha dúvida é:

Por que só depois de mais de um ano o Millennium BCP, que nunca me chamou, como cliente, para esclarecer isso, tem dúvidas quanto às minhas assinaturas?
O fato é que o dinheiro saiu da minha conta, eu nunca reclamei ao banco, e o banco tem dúvida se os cheques foram assinados por mim, que sou a cliente.
Mas, o banco só tem dúvidas um ano depois dos cheques terem sido pagos!
Por que só depois de um ano? E por que eu só tomei conhecimento disso no tribunal do Trabalho, onde eu era apenas testemunha?
É normal um banco ter dúvidas e não fazer nada?
Será que um cliente que não assinou seus cheques não reclamaria o dinheiro que saiu de sua conta?

Cabe lembrar que o Millennium BCP tem todos os meus contatos - endereço de casa, e-mail, telefone fixo e móvel - e nunca, nunca, entrou em contato comigo. Nunca se deu ao trabalho de me chamar como cliente para absolutamente nada. Importa ainda referir que todos os meses o banco enviava o extrato digital para o meu e-mail.
Será que não poderiam enviar-me um e-mail pedindo-me para comparecer ao banco e esclarecer as assinaturas?
Precisavam expor-me dessa maneira? Precisavam humilhar-me diante de um tribunal insinuando maldades e tentando denegrir a minha conduta?

Ficam aqui as perguntas sem respostas...

8 comentários:

  1. complicado esta situação, pois ate parece que tais pessoas, nao teem dominios em suas areas.... vida de imcopetentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amilton!
      Nem imagina o quanto é complicado... O que parece é que tais pessoas preferem dominar outras áreas porque são mais vantajosas. Há pessoas que se fazem de desentendidas para levar vantagem...
      Obrigada pela visita e pelas palavras.
      Abraço.

      Excluir
  2. Grande parte dos funcionários ....... principalmente nos balcões não tinha princípios básicos para diferenciar rubricas e assinaturas e todos os processos estavam mal encaminhados e tratados !!! o pessoal dos balcões era para vender e mm assim vendia mal e porcamente .....pois não sabia nem tinha interesse !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis!
      Eu acredito no que diz, mas que o Millennium BCP e seu representante não saibam essa diferença... é mais difícil de acreditar.
      E que o Tribunal não peça exame às assinaturas... nem imagina o quanto é difícil aceitar e entender.
      Abraço.

      Excluir
  3. Diz que não tem conhecimento do dinheiro que saiu, como não foi informada antecipadamente e processa o banco,.rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que eu assinei os cheques, mas eles insistem em dizer que não assinei apenas para prejudicar meu marido, funcionário do banco e acusado de "mexer" no meu dinheiro. Tudo isso sem fazer exame da minha assinatura e fingindo desconhecer que rubrica e assinatura são coisas diferentes...
      O pior é que o banco paga pelos cheques mesmo dizendo que não os assinei e despede meu marido. Dá para entender? É uma armação ridícula, mas que todos preferem fingir não ver...

      Excluir
  4. A rubrica não é assinatura, mas é auxiliar da assinatura para ligar as páginas rubricadas à última, que é assinada. A assinatura individualiza e fecha.” (PONTES DE MIRANDA, F

    ResponderExcluir
  5. Rubrica
    Embora tenha significados diferentes em contextos diferentes o ato de rubricar em documentos ou contratos tem o sentido de assinalar, ou seja, li e estou de acordo com o conteúdo desta página. O fato de termos de rubricar todas as páginas é que um contrato por exemplo é assinado apenas no final, mas todas as páginas fazem parte dele. Assim ao darmos a rublica em todas as páginas estamos efetivamente concordando com todas as páginas e assegurando que se uma página for alterada posteriormente não terá a nossa rubrica e portanto não fazia parte do contrato original.

    A rubrica é uma mini assinatura.

    Assinatura
    A assinatura por sua vez é a marca que imprimimos em documentos afirmando que estamos de acordo com o teor do mesmo e que estamos dispostos a cumprir as obrigações ali escritas e também a pleitear os direitos. A assinatura por ser o nome da pessoa escrito por extenso ou pode ser uma grafia diferenciada, criada e mantida por cada um. Independente da forma, para ter validade os documentos assinados precisam ter as assinaturas validadas em cartório e este processo é conhecido como reconhecimento de firma, uma prática legal onde o tabelião confere a assinatura e atesta que ele é mesmo a sua assinatura e, portanto passa a ter valor jurídico.

    ResponderExcluir